Logo Fiepa 2017

Apoio:

Apoio

Perfil do homenageado

RECONHECIMENTO

As Personalidades de Comunicação da quinta edição do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo já foram escolhidas. Confira um pouco sobre os quatro homenageados deste ano:

Euclides Farias

É um dos principais colaboradores da coluna Repórter Diário, a de maior visibilidade do Diário do Pará. Jornalista profissional, tem 39 anos de profissão exercida nos jornais Marco Zero (AP), O Liberal, A Província do Pará, Agência Nacional dos Diários Associados (ANDA), Rádio Cultura, Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde (SP). Nascido em Macapá (AP) em 30 de novembro de 1958, Euclides iniciou a carreira na terra natal em 1978 no jornal Marco Zero, do médico paraense Roberto Cavaleiro de Macedo, como redator e autor de uma coluna literária intitulada “Amapá Literário”. Aprovado no vestibular da UFPA em 1979, ele se transferiu para Belém em dezembro daquele ano para cursar Letras na instituição, sendo aluno de uma geração de grandes professores que incluía Ruy Barata, Amarílis Tupiassu, Telma Lobo, Rosa Assis e Rômulo Souza, este titular da cadeira de Latim.

Franssinete Florenzano

É uma das formadoras de opinião com maior influência no Legislativo paraense. O cargo de assessora parlamentar lotada no gabinete do Deputado Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa, garante-lhe informações privilegiadas sobre os temas ligados ao Legislativo Estadual. Ela também é advogada e tem expertise para tratar sobre temas ligados à área Jurídica. Há 22 anos dirige e edita o jornal Uruá-Tapera. Desde 2008 mantém o blog (http://uruatapera.blogspot.com.br/) com o mesmo nome do jornal. Franssinete é membro da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II, do Comitê Estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas do Pará e membro titular da Comissão da Verdade do Estado do Pará.

Célia Pinho

Nascida em 1964, Célia já atuou como repórter e âncora de diversos telejornais em emissoras como a Record, a RBA e o SBT. Sua passagem pela TV RBA na década de 1990 foi o começo de sua notoriedade na profissão: ela dividiu, por anos, a apresentação do “Barra Pesada” com Ronaldo Porto. A dupla, junto com o repórter Silvio Farias, ajudou o programa a se torna um dos mais bem-sucedidos e longevos da TV paraense – está no ar até hoje.

Adenirson Lage

O jornalismo está no DNA: filho do jornalista Milton Trindade, ele exerce a função desde 1976, no jornal “A Voz de Nazaré”, no qual assinava a coluna social “Gente Importante” – gênero que o consagrou, tornando-se sua marca registrada. O colunismo social moderno e bem apurado o levou a trabalhar também no “O Estado do Pará”, “Folha do Norte” e “O Liberal”.Graduado em odontologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Adenirson exerceu o ofício de dentista até o final da década de 80, quando teve oportunidade de se dedicar a outros ramos da comunicação: ele se tornou Chefe de Cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o que o qualificou para promover diversos eventos e oferecer cursos de cerimonial em todo o estado. No momento, Adenirson possui uma coluna diária do jornal “Amazônia”, publicação que foi repaginada com sua ajuda em 2005.



Não perca os prazos

Regulamento

Regulamento

Conheça as regras e premiações

Saiba mais

 

Logo Youtube Logo Twitter Logo Facebook Logo Instagram

Realização

Logo FIEPA

Coordenação

Logo Temple

Copyright © 2017 Sistema FIEPA - Todos os direitos reservados